sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Dona Iracema lança álbum com Luiz Caldas

Acompanho a Dona Iracema desde o início da banda. Formada atualmente por Oscar (Bateria), Diegão (Baixo), Anderson (Guitarra) e Balaio (vocal), essa semana a banda lançou seu mais novo trabalho, o CD "Balbúrdia". Pelo nome do disco já dá pra ter uma idéia do conteúdo: Contestação ao sistema vigente! Mas não é só isso, tem muito mais, inclusive uma participação do Rei do Fricote Luiz Caldas, que além de cantar em uma faixa, gravou também uma guitarra baiana doida! Conversei com os caras rapidamente, já que eles estão nos corres de shows de lançamento do disco. Se ligue na Balbúrdia!

O primeiro single do disco contou com a participação de Luiz Caldas. De onde veio a ideia da música e de botar luiz Caldas nessa roda?
Oscar: Ainda em 2018 quando começamos a compor o álbum, fizemos um planejamento que envolvia desde a pré-produção ao pós lançamento. Com isso, surgiu a ideia de gravar com André T (que já produziu Luiz Caldas). Quando estava tudo pronto para entrarmos no estúdio, pensamos prováveis participações e suas músicas, então o nome de Luiz Caldas foi cogitado para participar (cantando) "Volta pra Casa João", André T aprovou, mostrou pra Luiz, que prontamente aprovou e o resultado foi isso aí.
Para nossa surpresa, Luiz nos convidou parar ir gravar na casa dele e além de cantar, colocou uma linha de guitarra incrível (sugestão de André T).
Volta pra casa de João, esse primeiro single tem uma temática da liberdade de expressão, de escolhas, com forte apelo no movimento LGBT, inclusive Balaio se declara como Mulher Trans. Explica pra gente sobre essa postura de vocês quanto a esses temas.
Balaio: A minha entrada na banda acabou fazendo com que o grupo assumisse uma postura em relação as causas LGBT. Enquanto compositora, escrevo das minhas dores, minhas dificuldades, minhas alegrias, e tudo isso perpassa pela pessoa que sou. Tudo que canto parte de um lugar, parte de minha posição enquanto mulher trans. Logo, isso influencia nas canções que a banda produz, no show que a banda faz. Sou extremamente grata aos meninos por terem me acolhido, me respeitado e principalmente por estarem me dando a oportunidade de gritar em cima do palco, o orgulho que tenho de ser eu mesma.
Balaio e Luiz Caldas em Estúdio
E a balbúrdia? Qual é?
Oscar: A gente acaba, por conta da música, virando atores políticos. A arte é  política. Com a Ascenção do fascismo, utilizamos a mesma palavra usada pelo ministro para ressignificar o momento que estamos vivendo. De maneira escancarada, falamos sobre liberdade sexual, religião, industria farmacêutica, guerrilha, e tudo que estiver na linha de frente desse conservadorismo. 
Balbúrdia com certeza. Quantas capas com gente pelada na frente você já viu?
CLIQUE AQUI: Playlist no Youtube Completo
Qual a expectativa com esse novo trabalho? Vocês já tem shows agendados, inclusive no Showlivre, né?
Oscar: Isso, vamos tocar no showlivre dia 06 de Setembro e estamos vendo outras datas de shows lá pela região Paulista. Nós ficamos um período sem fazer show, focados na produção desse novo trabalho e agora chegou a hora de apresentá-lo. Já temos algumas datas confirmadas e outras à confirmar, na Bahia e no Brasil.

Vai ter um lançamento do disco aqui na terra natal de vocês?
Oscar: Nosso Show de Lançamento vai ser dia 24 de Agosto, no Festival de Inverno Bahia. Mas como é nossa casa, vamos tentar fazer outro show na cidade em outra data.

O espaço tá aberto pra falar o que quiserem!
(Trecho da música "Escuta meu CD)
escuta meu CD
ajuda seu bebê
a limpar o nome sujo
a tirá-lo do SPC

escuta aê

vai lhe custar o que
está em tudo que é canto esperando por você

CONTATOS:


Nenhum comentário: