segunda-feira, 25 de março de 2013

Entrevista com o Alex do Protesto Suburbano

O papo de hoje é com o Alex Costa do Protesto Suburbano, banda lá de Macaé-RJ. Não me lembro bem como conheci o som da banda, mas recentemente recebi um material em CD e DVD e hoje está na prateleira dos meus favoritos...então vamo lá conhecer mais sobre a banda!!!
Alex Costa-Guitarrista do Protesto Suburbano
1-A Protesto Suburbano foi formada em 1995, mas você entrou depois. Nos conte como surgiu a banda e o convite para tocar com os caras?
Alex - Evandro criou a banda e recrutou uma galera que estava disposta a fazer um som agressivo e com letras contestadoras. A primeira formação durou muito pouco, alguns integrantes saíram, e além disso, os caras queriam um segundo guitarrista para dar mais “corpo” ao som, então como eu já havia tocado com Evandro no Não Conformismo anos antes, e na época estava parado, resolveram me chamar. O engraçado da história é que eu fui convidado a entrar na banda em um casamento, pelo Sandro Santuchi (vocalista).
Sandro Santuchi-Vocal do Protesto Suburbano - Foto: Bruno Campos
2-A banda já tinha gravado uns materiais antes de você entrar, né?
Alex - Sim, já havia gravado duas demos e estava para sair um compacto em vinil chamado “Cidade Maravilhosa?”, que saiu meses depois que eu entrei.

3-Em 98 você já participa da gravação da terceira demo chamada “Por causa da ganância...”. Você acha que com sua entrada, alterou algo na sonoridade da banda? Qual foi a repercussão desse material?
Alex - A repercussão desta demo foi magnífica! Não tenho muita noção de quantas demos saíram, mas com certeza foi mais de 1000. Tanto que de vez em quando a vejo na coleção de demos que a galera posta no Facebook. Até hoje se fala muito nesta demo!
Sobre a sonoridade, com certeza alterou, mas não foi intencional e nem muito radical, pois eu já curtia o som que a banda fazia. Mas como gosto muito de criar, comecei a fazer um monte de sons e letras. Acho que contribui de maneira positiva na “personalidade” do Protesto.
Alexandre (Guitarra), Evandro (baixo), Sandro Santuchi (Vocal), Alex (Guitarra) e Leonardo (Bateria).
4- Em 2000 a Protesto Suburbano lança o álbum "Brasil, Reino do Caos!" que foi lançado pelo próprio selo da banda, o Inconformados Discos. Nesse disco vocês seguiam a mesma proposta inicial da banda, ou houve alguma mudança?
Alex - A proposta é sempre a de alertar, questionar, protestar e passar mensagens positivas! O som e a maneira de escrever podem mudar com o tempo, mais que natural, mas no nosso caso as mudanças não tem sido muito drásticas.
Brasil Reino do Caos-2000
5-Já o disco "Torturados Pela Vida" foi lançado pelo selo DRYICE RECORDS. Nos fale um pouco sobre esse disco:
Alex - Este disco ficou muito bom! Tem excelentes músicas. A arte gráfica é sensacional! Foi o disco mais bem produzido pelo Protesto até agora. Tivemos muitas críticas positivas a respeito deste trabalho.

6-Depois a banda passa novamente por mudança de formação e em 2009 lança o CD "Em Que Mundo Vivemos?". Nos fale sobre esse lançamento:
Alex - Inicialmente iríamos lançar este disco só virtualmente, colocar as músicas na Internet e deixar a galera baixar geral, sem cobrar nada por isso, mesmo tendo gastado uma grana na gravação. Os sons ficaram muito bons, a galera baixava e muita gente que gostava queria comprar o CD físico, mesmo já tendo os sons em mp3, só que não tínhamos prá vender. Então resolvemos lançar o CD fisicamente também de forma mais simples, porém com capa de papel reciclado. Ficou show!

7 - Qual a principal dificuldade para se manter no underground?
Alex - Uma banda underground enfrenta inúmeras dificuldades, pois tudo é muito caro, instrumento, gravação etc, mas eu acho que a principal dificuldade seria a desvalorização das bandas pelo próprio público que não apoia as bandas como deveriam.
Protesto Suburbano em ação em Macaé-RJ
8-A banda também aposta nas coletâneas, tendo participado de várias. Qual a importância desse tipo de material para divulgação de uma banda? E indique algumas coletâneas que a banda participou e que você gostaria que a galera conhecesse:
Alex - Cara, eu adoro coletâneas, é uma maneira de escutar vários sons diferentes em um mesmo disco e conhecer bandas novas, e a partir daí conseguir mais material das bandas que mais curtiu. Até hoje fico feliz quando somos convidados para participar de coletâneas. Eu indico qualquer coletânea, pois como eu falei, é dali que você tem oportunidade de conhecer bandas novas, mas não deixe de escutar o Expresso HC Vol 1, 2 e 3, pois foi eu que produzi...kkk...a coletânea feita pelo Boka, 36 Ensaios Anti-Imperialistas, Noise For Deaf (que é uma coletânea beneficente), sei lá, foi estas que eu lembrei neste momento. Cara, sugestão: escutem todas as coletâneas, conheçam bandas novas, abram seus leques de possibilidades, não tenham preconceito.
9-Ano passado a Protesto Suburbano lançou um DVD. De onde veio a idéia do projeto e o que a galera encontra nesse material? A banda também pensa em um documentário, já começaram a produzi-lo?
Alex - A ideia veio surgindo aos poucos, pois estávamos produzindo vários clipes do último CD e divulgando no YouTube, então resolvemos colocar tudo em um DVD na mesma ordem do disco, com mais dois bônus. Acho que somos os primeiros e únicos que fizeram um trabalho deste tipo no underground, pelo menos que eu saiba. Alguns clipes são feitos com imagens de shows, outros não, porém todos passam uma mensagem bem clara e tudo feito por nós mesmos, total DIY. Sim, estamos a anos juntando material para um dia produzir um documentário, só falta tempo, um computador bom e muita paciência (kkkkk) para fazer este trabalho.

10-E agora, quais são os planos? Novo disco? turnê? O que a galera pode esperar da Protesto Suburbano?
Alex - Estamos agendando datas para Tour de 18 anos do Protesto, e estamos compondo para o próximo disco, que espero que seja gravado este ano ainda.
Dia 6 de Abril tem show de aniversário!!!
11-Véio, o espaço é de vocês pra falar sobre algo que não foi contemplado nesse bate papo...fique a vontade!!!
Alex - Cara, muito obrigado pelo espaço para passar nossa mensagem, sempre ficamos muito agradecidos por isso. Gostaríamos de um dia ir ao nordeste mostrar nossa música para galera daí, pois já ouvi falar muito bem do público nordestino, quem sabe esta ano ainda. Espero que um dia este sonho se realize. Escutem o som da banda, e deem apoio a cena. Desejo paz e saúde a todos. Grande abraço.
DISCOGRAFIA:
CONTATO para shows:
Telefone para Shows: 22 9831-1537 (Sandro Santuchi)
E-Mail: protestosuburbano@hotmail.com
You Tube:
http://www.youtube.com/ProtestoSuburbano
MySpace:
http://www.myspace.com/protestosuburbano
FaceBook:
http://www.facebook.com/protestosuburbano
Twitter:
http://twitter.com/Protesto_HC

Nenhum comentário: