quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A volta da Bosta Rala

O papo de hoje é com o Tovar Fonseca, da banda baiana Bosta Rala. Clássica nos anos 90, a banda entrou em hiato por um bom tempo, retornando agora com toda força. Conheça um pouco mais sobre a história da banda (e esqueça os boatos e lendas) nessa entrevista esclarecedora!!!
Tovar-Bosta Rala
A primeira coisa que me vem a cabeça quando se fala de Bosta Rala, é a morte de dois integrantes da banda, assassinados pela PM. Outras pessoas dizem que foi só um integrante, que o outro era da banda "Não". Já conversei com várias pessoas, e ainda não tenho uma informação concreta sobre o que de fato aconteceu. Acho que vocês podem nos dizer mais claramente, o que de fato aconteceu no dia da morte deles?
Tovar Fonseca-Os dois eram integrantes da banda, o baixista Dinho também tocava na banda NÃO e Morcego (vocal) em outra banda. 
Queria que vc falasse mais sobre a morte deles, como foi? existem muitas versões por aí, o que de fato aconteceu?
Tovar Fonseca-Quanto a verdade sobre a morte dos caras, Dinho, Morcego e mais dois broders estavam fumando um pra relaxar, e Dinho tava comemorando o nascimento do filho, quando viram a policia chegar atirando, eles correram e dois dos caras pararam. Dinho e Morcego deram continuidade e foram abordados com tiros, que se não me engano, foi de escopeta. Depois levaram eles para praia e mataram friamente com tiros, colocaram arma na cintura de Morcego, levaram documentos dele e deram como indigente.
Então, vamo falar do começo. Quando surgiu a Bosta Rala, e de onde tiraram esse nome? 
Tovar Fonseca-Surgiu em 90. O nome quem deu foi Morcego. A banda era eu e Jabá na batera. Uma vez, fazendo um som na casa dele, Morcego apareceu e pegou o microfone, gostamos das letras e ele gostou do som e logo depois chamou Dinho no baixo e Silvana nos guturais vocais.
A questão do nome da banda não nos interessava, então morcego gritou "bosta rala" porque a vida aqui é uma bosta. 
Ponto de encontro anos 90: Praça da Piedade, em Salvador-Bahia.
Quando gravaram o primeiro material? 
Tovar Fonseca-Gravamos em 92/93, não sou muito bom de datas, gravamos duas versões das músicas. 
Gravaram duas versões das músicas, por que fizeram isso?
Tovar Fonseca-Então, era para a participação em uma coletânea em vinil e só tínhamos 5 minutos e queríamos colocar mais ideias, não só sonoridade, tipo divulgar as letras, então encurtamos as músicas pra caber no vinil.

Era pra participar da coletânea "Cenas AnarcoPunks" em 1995? 
Tovar Fonseca-Como disse, não sou bom de datas, mas o "cenas anarcopunks" foi em 94, no bolachão mesmo, nem tínhamos grana pra participar e nem gravar, na gravação contamos com o nosso falecido amigo Ephendy Steve que fez um ótimo preço e no bolachão quem bancou nossa parte foi Josimas (Execradores/Tuna). Depois eu consegui comprar algumas cópias dele.
Baixe aqui a coletânea originalmente lançada em vinil.
E quando foi que gravaram a primeira demo?
Tovar Fonseca-A primeira gravação foi do vinil. O tempo era curto no vinil, mas no studio tínhamos mais tempo e gravamos outras versões das músicas e lançamos a tape intitulada "IDIOTA" mas não divulgamos muito. 
Baixe aqui: Bosta Rala - Idiota (1995)
Quais eram as maiores dificuldades para uma banda anarcopunk em salvador naquela época?
Tovar Fonseca-Dificuldade tem em todo lugar pra uma banda assim no underground. Acho até que fomos felizardos porque tínhamos studio próprio, dentro do meu quarto, fazíamos shows loucos.
Nos primórdios
Como era a divulgação da banda, para outros estados? E como surgia o convite para participar desses materiais?
Tovar Fonseca-O responsável pela divulgação sempre foi eu, desde 87/88, com meus contatos fora da Bahia, minhas idas a SP ajudaram também. Meu contato com Josimas que fez acontecer a participação no vinil, mas fomos odiados por várias bandas da coletânea. Recebia muitas cartas estranhas, mas dava risadas de todas. 
Odiado por outras bandas participantes da coletânea? E que tipo de cartas estranhas eram essas? Com ameaças? 
Tovar Fonseca-Mandaram arranhar as faixas da banda deles. Disseram que não éramos banda anarcopunk (essa parte concordo, de punk só tinha Morcego), mas pra fazer som consciente não precisa ser punk. Teve cartas que só lia o começo e devolvia, quando o selo dava pra aproveitar. Foi um julgamento, porque nenhuma delas jamais tinha nos escrito cartas (não existia internet), mas não liguei e fui em frente, tirar ou esclarecer essa dúvida pessoalmente, em um evento lá, organizado por Josimas, inclusive uma das bandas que mandou riscar a faixas deles estava no cartaz e iria dividir o palco com a gente...kkkkk...mas não nos foi feito quaisquer pergunta durante nossa estadia em SP.
A Bosta Rala chegou a tocar em outros estados. Como foi esses rolés?
Tovar Fonseca-Tocamos em SP por duas vezes, e 3 shows em Recife, João Pessoa, tudo bancado por nós menos. Teve um show em Aracaju que foi o único que ganhamos um cachê e torramos tudo de bebidas, rango na praia...kkkkk... 
Renato "Olho Seko", com o Bosta Rala em São Paulo
E o que motivou essa volta do Bosta Rala em 2015?
Qual a formação atual, e quem de vocês eram da formação original?
 Tovar Fonseca-A volta já estava prevista há tempos, mais não era o momento porque passamos a ser pai e ter responsabilidades. Da primeira formação só tem eu, depois o Morto, que entrou quando Silvana saiu. Depois veio o Rato na batera com a saida de Jabá, e finalmente o Tim entrou no baixo, com a saida de meu irmão Renato "Olho Seko". Então original e persistente só eu mesmo! kkkkk... coisa de velho underground, nunca desistir! lutar sempre!!! 
Bosta Rala 2015: Tim (baixo), Morto (vocal), Rato (bateria) e Tovar (guitarra e vocais).
Existe a intenção de viajar pelo Brasil nessa volta da banda? E gravar material novo está nos planos também? 
Tovar Fonseca-Viajar pelo mundo todo, não só pelo Brasil. Quero colocar nossas letras, atitudes e sonoridades na cabeça de todos, mas já somos conhecidos fora do Brasil. Também quero gravar, só rolar uma boa proposta, assim como shows.
Eu fico feliz demais de ver bandas como Bosta Rala voltando as atividades. Obrigado pela atenção, e o espaço é de vocês agora, pra falarem o que nunca foi dito, o que quiserem!!!
Tovar Fonseca-Bem, sempre gostei da sua irreverência no palco, queria, aliás, quero tocar no mesmo evento que a Cama de Jornal. Não tenho muita coisa a dizer, pois nossas letras dizem tudo, a cabeça continua com a mesma intenção de antes. Obrigado Nem Tosco Todo, por nos apoiar e vamos pra frente, fazer esse "baruiu" juntos e deixar você gritar nos nossos microfones.

5 comentários:

Unknown disse...

Só uma correção:Olho Seko com K !
E foi muito bom tocar nessa banda totalmente underground na cena rock.vinheram as criticas por falta de conhecimento,a apresentação do Vocalista se deu por conta da minha amizade no Mov. Punk e na Vermes do Sistema!

NEM, TOSCO TODO - SELO DE DIVULGAÇÃO disse...

Valeu, Renato, corrigido...

blogger disse...

Ta ai uma Coisa que discordo , Uma Banda Punk seria é necessário Todos Participantes ativos no Movimento Punk, e a Banda nasceu como alternativa não como Banda Punk , Sendo assim Muitas Bandas seriam também Punk apenas por dizer tocar Punk(ROCK) Som punk é uma realidade Pra Punks não pra mídia não é comercio quer ganhar dinheiro comercialize outra Coisa ou Trabalhe

Unknown disse...

fudida a banda porrada nas letras conheci em 2000... me lembra muito concrete sox, rudimentary peni, heresy... essas doideiras inglesas 80's

kabal.aracaju disse...

Lança um vinil cheio dos caras!!!!