quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Guerra Urbana lança Pela Causa Consumista

A banda Pernambucana Guerra Urbana lançou seu mais novo CD, intitulado "Pela Causa Causa Consumista". O grupo é um dos mais ativos de Recife. Para saber sobre esse lançamento, conversei com o baterista Allan. Se ligue no bate papo.
Em primeiro lugar, pra quem não conhece, fale um pouco sobre a Guerra Urbana. Quando foi formada e quais materiais já foram lançados?
Allan- Somos uma banda do movimento Punk de Recife, precisamente do bairro do Ibura. Começamos nossas atividades em maio de 2007, durante esses 9 anos de resistência e existência lançamos e participamos nos seguintes materiais:
DISCOGRAFIA:
CDs:
Guerra Urbana - Pela causa consumista.2016
Extermínio, Ganância e Poder; 2010.
Extermínio, Ganancia e Poder - versão argentina por Volátil Records
Dinero, Ganancia e pPoder - versão mexicana por Tercermundistas Recordes
LP:
Buracos Suburbanos vol.1 Coletânea lançada em conjunto com as bandas pela Casa Punk Records.
Split:
Guerra Urbana e Subversivas/MA- Crosta Moída Produções; 
3 way split A Voz dos Indigentes: Guerra Urbana, A Marca da Revolta e N.T.E. G-beat Produções
4 way split # 2 vomitos, exilados, guerra urbana, sbornia social.
Coletâneas:
Reflexo do Espelho - Tributo a banda Cambio Negro HC.
Principio y Fin- Acracia Fanzine vol. 8 argentina;
Independent and free – varken recordes indonésia.
Explosão Punk-vol.1 ao vivo em recife;
Fanzine Meus Amigos Bebem Muito Café vol.3 São Paulo;
Punk To The Bone – Delapidated Records, EUA;
Endless Hell – Trhone of lies Records, EUA.
Cacos de vidro vol.1 Recife-pe g-beat produções
De coca-a-cola vol.8 Belém/PA;
Compilado Anticarcelario em apoyo a Freedy, Marcelo y Juan, Argentina;Volatil Distro
Chaoz day vol.3 2013 coletânea punk internacional cd duplo- casa punk records
Contracultura 2013 coletânea nacional- contracultura records
Dois minutos para expressar seu ódio- várias distros lançaram.
Punk all punk vol.3. GBU.
Território underground vol.2 GBU.
Punk uma liberdade de escolha.
Johni vive - Brazilian Antifascist Compilation lançado em conjunto com as bandas e selos.
Street Voices vol. III Com diversas bandas de vários países. selo alemão street voices.
Allan - Guerra Urbana
A banda era um quinteto, e no decorrer da gravação do disco virou um trio. O que aconteceu?
Allan-A banda não é um quinteto desde 2014; mas em 2014 gravamos 12 faixas que seriam para o novo disco, mas pelo fato da gravação não ter saído da forma que se esperava optamos pelo o arquivamento dos sons, e a opção de arquivar ocorreu também pelo fato da saída do antigo guitarrista e a entrada de Matheus, que está até hoje na banda. Preferimos ensaiar mais e preparar outro repertório para o disco Pela Causa Consumista; das 12 faixas gravadas em 2014, duas músicas foram para a coletânea em LP - BURACOS SUBURBANOS vol. 1, e outras duas para a coletânea em CD-R CACOS DE VIDRO vol.2. No final de 2014 André sai da banda e nos tornamos um quarteto com eu na bateria e voz, Nanda voz, Duxo baixo e voz e Matheus na Guitarra. Após a gravação do disco Duxo sai da banda e Fernanda assume o baixo e nos tornamos um trio.
Allan, Fernanda e Matheus-Guerra Urbana
Como foi a produção do "Pela Causa Consumista"?
Allan-Com a entrada de Matheus na banda a gente intensifica mais os ensaios e harmoniza melhor as canções.  Anteriormente, por falta de tempo, não conseguíamos ter uma sequência boa de ensaios e os sons de certa forma deram uma evoluída bastante significativa com a chegada dele na guitarra. Fechamos o cast, ensaiamos muito e começamos o processo de captação dos sons que tiveram 3 etapas. Gravamos a bateria, depois as guitarras e por fim baixo e vozes. Aí o trabalho realmente começou, essa captação foi em Junho de 2015. Depois ocorreu a mixagem e masterização que ficou na responsabilidade de Daniel Farias da banda Ugly Boys, que manda muito bem nesse quesito. Ele é o responsável pelo resultado do disco que só temos a agradecer. Após a gravação das faixas, Duxo sai da banda e Fernanda assume o baixo e nesse período fomos convidados para participar do tributo ao CAMBIO NEGRO HC, "O Reflexo do Espelho". Gravamos a faixa "Emergência", e nessa gravação, já como trio, trabalhamos novamente com Daniel. Aproveitamos e gravamos também duas faixas ao vivo com o trio, que ficou no disco como bônus track. Aí depois rolou o processo burocrático de fabricação e o do levantamento da grana que deu por fim em 2016. As gravações ocorreram todas em 2015. A arte gráfica ficou nas mãos do ilustrador Kin Noise que é um indivíduo que já fez vários trabalhos para diversas bandas e festivais. A diagramação final ficou a cargo do nosso amigo Vine Miranda.
O CD teve o apoio de vários selos para o lançamento. Qual a importância dessa cooperação dentro do underground?
Allan-A coletividade é de suma importância para a divulgação do material e ajuda realmente no custo da prensagem. Esses apoios fazem o disco andar mais rápido e ele tem um alcance maior, além de ser um exercício do apoio mútuo. Essa produção tem a mão de todos que apoiaram e isso que é massa! acreditamos no Faça Você Mesmo e essas pessoas também! com certeza não estamos sozinhos. Todos juntos por uma mídia alternativa, sendo um escape do mercado fonográfico egoísta movido pelo lucro.

Quais os planos da Guerra Urbana a partir de agora? Shows, turnês?
Allan-Estamos voltando a tocar mais. Em setembro organizamos uma gig de lançamento do CD, o evento foi intitulado de EM SETEMBRO FEST, tínhamos dado uma pausa nas gigs devido a produção do CD, agora estamos de "volta"... de onde nunca paramos kkkk...mas pretendemos, sim, fazer novas tours em 2017. Em breve veremos tudo, depende da adequação de nossas rotinas operárias; trabalho e banda, conciliar isso para os roles fluírem.

O espaço é seu, fale o que quiser:
Allan-Muito Obrigado Nem pelo suporte no apoio do disco com o seu selo e pela entrevista. O Tosco Todo é uma das peças propulsoras do nosso underground, principalmente para nós do Punk Rock. Resistência camarada nas suas produções e caminhadas. Quem tiver interesse em adquirir o CD entre em contato conosco, pelas redes sociais no facebook da Guerra Urbana que respondemos de boas; ou pega com os selos onde eles estiverem com suas bancas de materiais. Valeu aos leitores do blog. É isso ai. Um abraço a todos. UP THE PUNX!
Contatos:
E-mail: allanvictor1004@yahoo.com.br
https://www.facebook.com/guerraurbana07/

2 comentários:

Unknown disse...

Muito muito bom

Rafinha disse...

Massa!Resistência Punks!!!