quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Pilot Wolf lança Killer Machine

A Pilot Wolf, de Vitória da Conquista-BA, é uma banda de Heavy Metal tradicional com quatro anos de estrada. Atualmente conta com Breno Fernandes no vocal, Weslley de Brito Porto na guitarra, Joabe Rios também na guitarra, Gleidson Ribeiro no baixo e Fábio Loureiro na bateria.
Meu amigo Caio Snake, mestre em metal nacional e parceiro do blog, me mandou essa resenha do novo trabalho da Pilot Wolf, o álbum Killer Machine. São onze faixas, em um disco totalmente autoral! Então, saca aí e conheça um pouco mais sobre a banda e sua sonoridade!
Por: Caio Snake.

"Vocês querem guerra, guerras vocês terão!" A banda Pilot Wolf formada em 2016 por iniciativa do baterista e compositor Fábio Loreiro acaba de entregar um artefato sonoro de responsa. Exército formado em conjunto com Breno Fernandes (vocais), Wesley Porto (guitarras), Joabe Rios (guitarras), Gleidson Ribeiro (baixo), Killer Machine não deixa pedra sobre pedra. Para primeira audição recomendo volume no talo para ouvir/sentir a explosão de decibéis que esse conjunto proporciona. Heavy Metal que me remeteu muito ao Judas Priest fase Painkiller pra frente, também Saxon e Exciter, temos um trabalho que oscila entre a escola clássica e o Thrash oitentista. Revezando conduções rápidas (speed) e marchas cadenciadas, temos um full dinâmico que convida para o headbanging na boca do palco ou em frente às caixas de som nesses tempos de pandemia!
A abertura apresenta MARCHING, uma introdução em tons épicos nos teclados (Daniel Drummond) que conduz ao ataque inicial. Na sequência a veloz BACK STRIKE versando sobre os temas fúria e vingança com levada empolgante e precisa. Os vocais de Breno detonam potência e interpretação logo de arranque! Fera!
Breno Fernandes - Vocal da Pilot Wolf
Sem dar tempo para respirar vem a faixa título KILLER MACHINE numa marcha mais cadenciada tratando o tema dos tanques de guerra e, ao mesmo tempo, denunciando o descarte de vidas a serviço dos conflitos e interesses mesquinhos. Sonzeira fuderoza com refrões consistentes. A 4a faixa é o single THE RED BARON, composição em tercinas (três notas por tempo) com uma condução marcante e muito bem executada. Aqui não há uma homenagem ao famoso Barão Vermelho (Manfred von Ritchthofen) mas uma abordagem lúcida sobre o papel que desempenhou na 2a guerra.
Como se já não estivéssemos a essa altura suficientemente empolgados os caras mandam IGNITION com um dedilhado de violão e efeitos de guitarras que nos arremessam para PALACE OF DEATH. Nessa faixa aquilo que eu chamo de espírito do Heavy Metal se manifesta na lírica ao abordar de forma corrosiva e lúcida sobre os temas "progresso", intolerância, dogma e hipocrisia inerentes à história humana. O pau quebra enquanto a mensagem é vociferada!
Lá vem ILLUSIONS, pegada firme e rápida sem perder o fôlego. E por falar em fôlego, o que você faria se fosse um soldado entorpecido em meio as atrocidades enfrentadas nas guerras? Foda! E como essa turma não está pra brincadeira na sequência vem MASTER OF DISEASE disposta a nos manter ali, firmes no show, descarregando fúrias. O uso das religiões como instrumento de alienação e despolitização é o foco desse estrondo sônico. Sem pedir licença, GHOST WARRIORS ao nos entregar uma crítica ao Estado que usa o nome de homens e mulheres mortos em guerras para nomear praças e estátuas também nos oferece uma performance apta para conduzir o bate-cabeça sem piedade.
Dê o play e ouça "Master of disease"
Fechando o álbum vem NORTH WIND, que fugindo do script lírico proposto ao longo do álbum é inspirada na série Vikings. Lógico, toca o tema das guerras, mas o contexto é outro. Essa faixa encerra esse conflito declarado, projetado, combatido e vencido. Missão cumprida! Fica a recomendação da banda Pilot Wolf e sua Máquina de Matar dogmas, ilusões, hipocrisias e babaquices. Adquira, ouça e exorcize essa guerra que se passa dentro de você!

Contato para adquirir o CD:

3 comentários:

Breno Pilot wolf disse...

Excelente avaliação da banda, Caio foi preciso em sua abordagem entrando no âmago da banda, arremessando nossas idéias ao público. Valeu Caio e ao blog do Nem.

Nem---Cama de Jornal--- disse...

Valeu, tamo junto!!!

Unknown disse...

Muito obrigado pelo suporte. Caio fez um trabalho excelente revisando o álbum. Realmente pegou o espírito dos temas.