sábado, 23 de junho de 2012

Entrevista com Lenon da Sbórnia Social


Troquei uma idéia com o Lenon Reis, batera da banda Sbórnia Social, da periferia de Salvador-BA.

1-Primeiro nos conte quando surgiu e como foi a idéia de montar a Sbórnia Social? Todos os integrantes já tocavam em outras bandas aí, né?
Lenon Reis: A Sbórnia veio do fim da Alienados do subúrbio! Nós já estávamos seguindo outra linha de pensamento e de som e esteávamos sentindo falta de alguns elementos na banda! E Rafael já não estava curtindo muito o nome Alienados do Subúrbio. Ai resolvemos reformular tudo e procurar um baixista! Rafael sugeriu chamar Marília que tocou com a Última Quimera (q eu tbm tocava) ai convidamos ela e pronto! Depois foi procurar um nome novo! E eu sugeri Sbórnia Social pois as letras novas eram criticas a sociedade soteropolitana que está passando por um processo radical de imbecilização coletiva! Então nós escolhemos esse nome!

2-Você sempre esteve ligado na cena de salvador, sempre articulando gigs por aí. Como anda a cena Punk HC aí na capital?
Lenon Reis: A cena em Salvador está fraca já tivemos tempos melhores! Mas aqui no subúrbio está começando a crescer! Muitas pessoas estão começando a produzir eventos aqui nesses últimos três meses tivemos mais de cinco eventos aqui no subúrbio ferroviário! Além disso, esse ano já trouxemos uma banda de Mossoró RN que foi a Lei do cão e ai Ironbound de Alagoinhas! Eu acredito que a galera do subúrbio está se concentrando para tornar isso aqui em um pólo cultural do rock! E isso é massa!!

3-A Sbórnia é uma banda relativamente nova, e pra galera que não conhece ainda, qual a linha a banda segue? Punk Rock, HC ou tá tudo junto na mesma panela?
Lenon Reis: Rapaz! Temos muitas influências! Nós três já viemos da escola do punk então já é raiz! ta nas letras em alguns arranjos e tal! Mas Fazemos um som Hardcore mais pegado para o Crossover! Mas a essência das letras é o punk e hardcore sXe! (não somos sXe).

4-Recentemente vocês estiveram no abril pro rock e tocaram em um espaço aberto para bandas independentes mostrarem seu som tocando uma música somente. Deu pra mostrar pra galera a proposta da Sbórnia Social? O que rolou de proveitoso dessa participação de vocês lá?
Lenon Reis: Cara eu achei massa! Acredito q as pessoas que nos ouviram curtiram! Pelo menos o que eu vi no vídeo que nós ganhamos foram aplausos! hehehehh!!
Tiveram pessoas depois que nos cumprimentaram e tal falaram que era massa o som, mas não repercutiu mais do q isso! Rapaz o Abril foi o melhor evento que eu já fui em minha vida então além da felicidade de tocarmos nesse espaço levamos uma gravação de vídeo e áudio!

5-Você é o idealizador do Projeto Pôr do Sol Hardcore, no bairro de Plataforma, periferia de Salvador. Qual a principal dificuldade de se promover eventos undergrounds como esse?
Lenon Reis: No início eram todas as dificuldades! Nós só tínhamos a bateria! Ai tínhamos que pegar as caixas emprestadas dos amigos!
Com o tempo começamos a alugar um som pra promover! Só q pedíamos uma cooperação da galera e tal e nem sempre dava para cobrir os custos! Quase sempre nós tirávamos dos nossos bolsos para pagar o prejuízo! Mas só em saber que estamos fazendo a diferença e mudando alguma coisa já paga todo nosso esforço! É o sentimento de dever cumprido em todo fim de pôr do sol!!

6-A banda pretende lançar algum material ainda esse ano?
Lenon Reis: Pretendemos sim!! No mês que vem (Julho) vamos entrar em estúdio para gravar nosso primeiro registro! Pensamos em um ep com seis a sete músicas! Mas ainda vamos resolver isso!
Paralelo a isso estamos produzindo nosso merchandising para arcar com alguns custos da banda e divulgar a banda também!

7-Você também é o responsável pela Quem é Doido Vídeos que tá sempre registrando a cena de salvador em shows. Será que podemos esperar um grande Vídeo Clipe da Sbórnia assim que esse CD novo for lançado?
Lenon Reis: Com toda certeza do mundo! Breve estaremos também lançando um programinha de entrevista com as bandas!
Vamos mostrar um pouco do cotidiano dos músicos e mostrar o som da banda!! Mas o clipe já estamos bolando um roteiro! Assim que gravarmos já estaremos lançando o clipe também!

8-O que você acha da internet como canal de divulgação? Vocês vão disponibilizar gratuitamente para download o novo material de vocês?
Lenon Reis: Rapaz a internet Hoje é fundamental para qualquer banda! Se não fosse ela eu não iria conhecer metade das bandas que eu conheço hoje!
Quem sai perdendo nesse caso são as gravadoras! Mas eu tô pouco me lixando para elas! hehehhehhehe! Quando nós gravarmos vamos disponibilizar algumas musicas sim! Com o tempo liberamos o disco todo!

9-Muito obrigado pela entrevista. Deixe o contato e links para a galera conhecer o som da Sbórnia Social e fica aberto o espaço pra você falar o que quiser:
Lenon Reis: Só tenho a agradecer a você Nem e a todos os nossos amigos e parceiros que estão sempre apoiando de alguma forma!
Agradecer também a Vinícius (Billy) do Ecos da Periferia que nos dá apoio integral em tudo que é possível a ele!
Nossos amigos da Ironbound, MxDxC, Theoryca e etc.. Se eu for citar todas as bandas aqui vou precisar de mais espaço!
Mais uma vez Valeu ai pelo espaço e pela iniciativa de Divulgar o Underground de verdade!
Quem quiser saber mais sobre nosso trabalho tem esses links aqui:

3 comentários:

Lenon Hardcore disse...

Opa! Valeu pela oportunidade ai Nem!!
é nóis sempre fortalecendo esse movimento!!
isso aqui não pode morrer!!!
Abração!!!

NEM, TOSCO TODO - SELO DE DIVULGAÇÃO disse...

Obrigado pela atenção e por acreditar no blog...um forte abraço e sorte procês da Sbórnia!!!

Vini Costa disse...

Caramba!

achei esta banda mto boa, eu tô sempre procurando bandas q tenham musicas que se assemelhem ao fastcore/thrashcore.

Sbórnia Social me agradou bastante, se tiver mp3 vou querer.

^^