quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Entrevista com o Rick da Vomitos

Dando prosseguimento a proposta do Blog, vamos divulgando mais uma banda que está produzindo no underground da Bahia. E mais uma vez, o movimento vem do velho Oeste da Bahia. Conversei com o Rick Rodriguez, guitarrista da banda Vômitos da cidade de Barreiras-Ba. Ele nos fala sobre o inicio da banda, sobre a gravação da Demo, dentre outras coisas. Acompanhe aí:
Rick da Vômitos
1-A Vômitos começou com instrumentos artesanais no ano de 2007. Como foi essa história?
Rick- Opa, em primeiro lugar saudações ao blog! Bom em 2007 a cena rock em geral aqui estava quase morta, eu tocava em uma banda cover dos ramones, mas fui expulso da banda por que eu não sabia tocar bem, haha, a essa altura eu e o Tito pensamos em montar uma banda para tocar musicas que nós gostavamos, mas o que tinhamos na época era só uma guitarra velha, um amplificador multiuso e um microfone de karaokê. Como ninguem queria tocar com a gente chamamos o Pirulito para tocar Lateria, assim foi batizada a nossa bateria feita com latas de tinta e calhas, ensaiamos por um bom tempo com ela, até que arrumamos o primeiro baixista Allysson, e foi com a Lateria que fizemos as nossas 3 primeiras apresentações, nessa época quem curtia a banda eram só os bêbados e os mendigos, e foram eles que nos incentivaram a levar a banda pra frente e não desistir.
Vômitos da esq. p/ dir.: Rick, Pirulito, Bruna e Tito
2-A banda tocava covers de bandas clássicas do punk rock. Naquela época, quais eram as principais influências de vocês?
Rick- Como não sabiamos tocar, faziamos cover dos Ramones e dos Sex pistols, mas já tinhamos várias influencias do punk como Social Distortion, Rancid, Bad Religion, Coléra, Restos de nada e tambem de rock clássico como Steppenwolf, Santa Gang. Mas nossa principal influência é o rei dos mendigos Damião Experiencia!
Rick na guitarra da Vômitos
3-Com o passar do tempo, vieram as primeiras músicas autorais. Como funciona a composição das músicas da Vômitos?
Rick- Quando a banda ficou completa de imediato começamos a fazer músicas, não dá para ficar tocando cover, uma banda tem que ter identidade, tem que ser conhecida pelas próprias musicas. A maioria das composições são minhas, o Tito me ajudou em muitas músicas, mas normalmente eu fazia as letras e os arranjos de guitarra e baixo, dai os caras ajudavam, o que ficou como uma identidade da banda, músicas de protesto recheadas de humor. Com a entrada da Bruna ficou bom pelo fato dela compor também, o Tito também vem compondo muito de uns tempos pra cá.
Tito no vocal
4-Vocês tambem são responsáveis pela organização de gigs aí em Barreiras, como por exemplo o evento Beco do Rock. Quem teve a idéia pra montar esse projeto? E o que ele gerou pra cidade?
Rick- Desde que começamos a banda organizamos gigs aqui, pelo fato de que não abriam espaço para nós nos eventos que rolavam aqui, com muita correria e muito esforço conseguimos reviver o que estava morto nessa cidade, que era o rock underground e autêntico, hoje já temos aproximadamente 60 gigs organizados nas costas, fora os que tocamos sem estar na organização. O Beco do Rock foi idéia de um peruano louco que tem por aqui, chamado Alex, ele organizou o primeiro gig no beco, no segundo gig a Vomitos ajudou ele a organizar, mas ele parou e nós continuamos a organizar gigs lá e apartir dai transformamos o lugar na principal referencia do rock na região. Não imaginavamos que o beco ia chegar a isso tudo, por aqui ja passaram bandas de toda a região. O Beco foi inspiração para o surgimento de várias bandas, hoje em dia tem gente do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia e de vários pontos distantes daqui que sabem da existência do beco e do quanto ele é importante para o underground da nossa região.
Vômitos no "Beco do Rock" em Barreiras-Ba.

5-A Vômitos já tocou em várias cidades da região oeste da bahia. Mas tocou também em Brasilia. Como surgiu esse convite e como foi a receptividade do público Brasiliense?
Rick- Isso, já passamos praticamente por todas as cidades aqui do velho oeste, onde formamos laços com pessoas que são como irmãos pra nós, com destaque para a cidade de Santa Maria da Vitória. Em Brasilia tocamos num gig chamado Porão Alternativo, a convite do Lucas, baixista da Marmitex S.A, ele tinha nos visto pelo youtube e curtiu o som, para nós o evento foi inesquecivel, a galera de Brasilia é extremamente receptiva, fomos elogiados por toda a galera de lá, todos curtiram, no final ainda ficamos de rolé com a pankaiada toda pelas ruas de lá. Hoje ainda mantemos contato com a maioria da galera que estava no gig.
Vômitos em Brasília-DF
6-Recentemente a banda lançou o CD demo Punk Rock pra Mendigo. Nos fale um pouco sobre esse material:
Rick- Desde 2009 queriamos registrar nossas músicas, mas não tinhamos 1 tostão para isso, estudios de gravação aqui na nossa cidade são muito mercenários, não se grava 1 música aqui por menos de 100 reais, imagine só a Vomitos, pagar 100 contos para gravar uma musica de 40 segundos!! Haha!! Então esse ano resolvi estudar um pouco sobre gravação, arrumei alguns equipamentos e montei um estúdio improvisado na minha casa, e assim gravamos 17 faixas. O Cd é vendido a preço de custo, 2 reais.. O titulo é uma homenagem aos mendigos de Barreiras, inclusive no fundo tem a foto do "Dig Now", um dos mendigos mais famosos aqui da cidade, muito amigo da banda. A Galera foi bem receptiva com o cd, de vez em quando passamos na rua e ouvimos o povo gritando " Eu não vou trabalhar". Mas resumindo o cd é um sonho nosso que foi realizado com muito esforço, queriamos ter gravado mais músicas, mas não rolou, o tempo foi curto.
Bruna no baixo
7-Ele está disponivel pra download?
Rick- Sim, a pouco tempo coloquei o cd para download, principalmente a pedido de amigos nossos que moram em outros estados, assim fica mais facil para eles adquirirem o cd.
8-E agora, qual a expectativa da banda a partir desse lançamento?
Rick- Então, o lançamento do cd rolou dia 1 de setembro aqui em Barreiras, vamos voltar a organizar gigs aqui, estamos com um projeto de inaugurar uma casa underground para rolar gigs sempre, e tambem apoiar a galera que quer montar banda aqui na cidade como sempre fizemos, abrindo sempre espaço para essa galera nova. Queremos tambem trazer as bandas de fora para cá, para que possam conhecer a cena e ajudar a fortalecê-la!
Lançamento do CD no Beco do Rock em Barreiras-Ba
Pirulito na batera
9-Valeu pela atenção. Agora o espaço é de vocês:
Rick- Gostaria de agradecer ao blog, acompanho sempre, é um ótimo incentivo à cena underground, e uma fonte de conhecimento para quem quer se aprofundar no mesmo. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que apoiaram, ajudaram e acreditaram na Vomitos, em especial a algumas pessoas que são colecionadoras de materiais da Vomitos, as vezes chegamos a nos surpreender com essas pessoas, por terem materiais que nem nós da banda temos ou sabemos que existem. Aos meus companheiros de banda Tito, Bruna e Pirulito, se não fosse por eles não existiria rock nessa cidade! E aqui quero mandar um abraço a todas as bandas que levam o underground pra frente, e uma frase de incentivo para todas elas e até para nós mesmos. "Nunca Desista"!
Canais da Banda Vômitos:
Outros Videos:
Video Clipe: A do Mendigo
Vomitos em Brasília-DF

Nenhum comentário: