quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Entrevista com o Rodrigo da Thrunda

Mais uma entrevista com uma banda que já está na estrada há um bom tempo. A Thrunda vem lá de Fortaleza mostrando seu punk rock por várias cidades do Brasil, e esse ano a banda lançou seu segundo disco. Conversei com o vocalista Rodrigo...acompanhe aí:
Rodrigo Monte da Thrunda
1-A Thrunda foi formada em Fortaleza em 2000. Como era a cena por aí naquela época? E quais foram as principais influências?
Rodrigo- A cena de Fortaleza sempre foi muito rica em relação a quantidade e a qualidade de bandas de Rock. Mas no final dos anos 90 e início dos 2000, o que rolava mais por aqui eram bandas de New Metal, Rap Core e Alternativo. Eu entrei para a banda quando ela tinha poucos meses de vida, e isso aconteceu por uma grande afinidade nos sons de que gostava e gosto e com os que a galera também tava ouvindo na época. Nossas influências são aquelas básicas para toda banda punk/HC, vão do Pré-Punk dos anos 70, passando por todo o Punk Brasil dos 80, até os verdadeiros Hard Cores dos anos 90. Assim que entrei para a banda tocávamos todas as músicas do Feijoada Acidente Brasil do RxDxP e todas do Loco Live dos Ramones, nossos ensaios eram basicamente só isso, quando ouço esses discos me faz lembrar muito essa época.
Thrunda da Esq. p/ dir.: Otavio (guitarra), Hermes (bateria) e Rodrigo (vocal).
2-E de onde veio esse nome?
Rodrigo- Cara, quando nós (eu e Otavio) éramos adolescentes tínhamos um amigo bem mais velho que a gente que era/é muito fuleiro, tirava/tira onda com todo mundo. Gostava muito tirar aquele tipo de brincadeira:
“Você viu o Raul por aqui?
Quem é Raul?
Aquele que comeu teu cu!”
Até que um dia a galera não tava mais caindo na brincadeira e ele mudou de nome na pergunta, utilizou Trunda, “aquele que comeu tua bunda”. Achei engraçado e quase de imediato pensei que quando formasse uma banda ia colocar o nome dela de THRUNDA, acrescentando o “H”, porque tinha certeza de que não ia ter outra com nome igual em nenhum lugar do mundo.

3-Depois de 7 anos de formada, a banda lança sua primeira Demo intitulada de "Punk Rock na Véia". Qual o motivo desse título e por que a demora pra lançar esse material?
Rodrigo- Nós ensaiávamos num quarto de apartamento do antigo guitarrista Ivan Timbó e fazíamos muita zuada para todo o condomínio, e a síndica(que nós chamávamos de nazista) ameaçava de chamar a polícia pra gente, e falávamos brincando que quando lançássemos um disco algum dia íamos chamar de “Punk Rock na Véia!!!”, uma brincadeira com a frase “Punk Rock na Veia”.
Nós ensaiamos muito entre os anos de 2000 e 2002, foi o período que escrevemos todas as músicas desse disco, porém, entre 2000 e 2006 nós não fizemos um grande número de apresentações, mais ou menos umas 2 ou 3 por ano, principalmente porque perdemos nosso local de ensaio, fomos expulsos do prédio do Ivan definitivamente, e porque nosso batera da época tava pouco interessado em botar os trabalhos da banda pra frente. No final de 2006 o Hermes assumiu as baquetas e tudo mudou.
Primeiro CD - Punk rock na véia - 2007
4-A banda já tocou em grandes festivais do nordeste como o ForCaos e Rock Cordel(CE), e também do Big Bands(BA). Como é que surgem essas oportunidades para vocês? E como é a receptividade do público?
Rodrigo- Nós fazemos parte da Associação Cultural Cearense do Rock -ACR e do Selo Panela Rock, através desses 2 coletivos de bandas nós criamos e mantemos contatos com produtores e bandas de todo o Brasil, sempre fazendo intercambio. Sempre que somos selecionados ou fechamos alguma apresentação nos grandes nós ficamos muito empolgados, isso é o mais gratificante, viajar e tocar por aí.
Felizmente nosso som é muito bem aceito em vários estilos de público, já tocamos em shows e festivais que rolam desde o metal mais extremo ao Rock n’ Roll mais leve, e sempre rola uma boa reação do público, onde a gente chega por aí estado a fora somos muito bem recebidos, vendemos e trocamos muito material(CDs, camisas, adesivos).
Thrunda no ForCaos
5-No começo de 2012 a banda também foi selecionada pra participar do projeto MOVA-CE junto com outras bandas, em que viajaram num ônibus por mais de 8 mil km de Fortaleza até São Paulo. Como foi essa experiência? Tocaram até aqui em Vitória da Conquista, o que acharam da cena local?
Rodrigo- O MOVA-CE foi uma idealização de 6 bandas que integram o selo Panela Rock, e contamos com um grande apoio da galera do Fora do Eixo por onde nós passamos. Dá idéia inicial até a saída do buzão, foram quase 10 meses de planejamento e ralação de todos os envolvidos. Certamente foi a maior experiência de vida de todos que estiveram naquele ônibus, quase 60 shows em um mês em várias cidades país a dentro. Nós da Thrunda, fizemos 8 apresentações, em Fortaleza, Natal, Aracaju, Governador Valadares, São Carlos, Sorocaba, Itu e Vitória da Conquista. Fizemos muitos contatos e amizades, vendemos, trocamos e entregados muito material por aí. Uma das grandes lições que tivemos nessa viagem é que alem de banda temos que aprender a ser publico, isso é o que faz uma cena, quando tava rolando shows de qualquer banda do MOVA-CE, tínhamos no mínimo 20 pessoas pra está ali na frente do palco agitando, contagiando todo o resto do ambiente, era massa por que isso quebrava o “gelo” inicial do restante do publico que não conhecia as bandas que estavam tocando, como falávamos várias vezes, “Eramos um CBGB ambulante”.
Em Vitória da Conquista, infelizmente, tocamos quando tinha acabado de estourar a greve da PM da Bahia, por conta disso, shows em Feira de Santana e Salvador foram cancelados, e não deu para contar com a presença da galera. Na nossa apresentação, no Viela Sebo Café, devia ter umas 7 a 8 pessoas, hehehehehe, muita gente não foi porque as ruas estavam desertas. Foi o ultimo show da turnê, mais apesar do pouco numero de pessoas no local, acho que foi um dos nossos melhores shows nesse mês de Janeiro. Estávamos esperando encontrar os camaradas da Cama de Jornal, banda punk desse entrevistador, que nós conhecemos quando tocamos no Festival Feira Noise 2011, hehehehehe, mas recebemos o recado de que você não pode ir porque estava trabalhando. Quem nos deu esse recado foi um brother que toca numa banda chamada “Ladrões de Vinil”, que tava presente lá e conversou com a gente por toda a noite. Foi em Conquista que tivemos uma das melhores acolhidas, tanto do público como da organização, aliás, vale ressaltar o trabalho da galera do coletivo Suiça Baiana que foi 10 com a gente.
Thrunda no For Caos
6-Em 2012 vocês lançaram o segundo CD chamado "As aparências enganam" que é um titulo sugestivo em ano de campanha eleitoral. Foi proposital, ou foi mera coincidência?
Rodrigo- Esse disco também foi lançado com atraso, de pelo menos 3 anos. Mas veio a calhar perfeitamente num ano eleitoral. O título do CD é relacionado a primeira faixa, que se chama “Nunca confie em um homem de terno e gravata”, da qual nós gravamos um videoclipe em 2009.
7-E agora com esse disco novo na mão, quais os planos?
Rodrigo- Tocar o máximo que pudermos por aí, hehehehehe. Depois do lançamento nós já fizemos várias apresentações, inclusive em algumas cidades do interior do estado. A galera que já vem acompanhando nosso som de 2 anos pra cá deve conhecer muitas das faixas desse disco, pois elas tem freqüentado nossos set lists, e a aceitação e crítica tem sido muito boas.
Para o ano que vem já pretendemos começar a gravar nosso próximo álbum, que deve contar , além de nossas músicas novas, com alguns covers de bandas de amigos, como Pastel de Miolos , Full Time Rockers e algumas bandas locais que influenciaram a gente.
Clipe da música “Nunca confie em um homem de terno e gravata”
8-Muito obrigado pela atenção, rapaziada!!! O espaço é de vocês pra divulgar e explorar o que não foi colocado na entrevista:
Rodrigo- Valeu man, nós que agradecemos esse oportunidade de falar um pouco sobre a banda. É isso aí, a galera que tiver curiosidade, que dê uma sacada no som, adicione a banda no facebook, siga no twitter, ligue, mande carta, telegrama, entre em contato de alguma forma e mostre a gente para o produtor da sua cidade para que possamos dar uma chegada aí e fazer muita zuada. Muito obrigado a todos nossos amigos da Bahia, Joilson, Paulo de Tarso e Pablues do Clube de Patifes e Coletivo Feira Noise, Wilson e Alisson do Pastel de Miolos, a você Nem e todos do Cama de Jornal, e todos do Coletivo Suíça Baiana.
Let´s Rock!!!
Aqui tem mais Thrunda:
Download "As aparências enganam": http://soundcloud.com/thrundahc/sets/as-apar-ncias-enganam
Página da Thrunda no site do selo Panela Rock: http://rockpanela.com/site/thrunda-2/
Thrunda no facebook: http://www.facebook.com/thrunda
Twitter: @thrunda

Mais contatos:
e-mail: thrunda@paneladiscos.com / thrunda@yahoo.com.br
Rodrigo-85-88462283
Otavio-85-88336044

Nenhum comentário: