quarta-feira, 10 de junho de 2020

Orelha Seca lança novo disco

Durante essa pandemia, algumas bandas acabaram lançando materiais. Uma delas foi a Orelha Seca, de Salvador. O papo de hoje é com Doriva, vocalista e baixista da banda. O disco tem 8 faixas com  muito D Beat Raw Crust e Doriva me falou como foi todo o processo, ouça abaixo e se ligue!
Orelha Seca; Monstrinho (guit.), Pingo Crust (bat.) e Doriva (voz e baixo)
Orelha Seca surgiu em que ano?
Doriva-Saudações meu amigo Nem, a Orelha Seca surgiu em 2004 e conta no momento com Pingo Crust(Bat) Monstrinho (Guit) Doriva (bai/Voz).

A banda tinha lançado seu último trabalha há 12 anos atrás. Agora surge o disco "Sinfonia do Caos e da Destruição". Qual o motivo desse intervalo tão grande entre um trabalho e outro?
Doriva-Pois bem, Para ser bem breve, parece que para nós as coisas sempre são um pouco mais difíceis: Nesse hiato de 10 anos tivemos problemas com a formação, depois decidimos retomar e conseguimos fechar um repertório completo, onde essas músicas já eram executadas nos shows. Algumas distros se aproximaram, mas nunca nada de concreto até que em 2013 fizemos uma pré-gravação, Com a saída de Xaruto quem entrou no lugar foi Pingo, que já conhecia muito bem o repertório. Aí foi a nossa vez de procurar parceiros para gravação do disco e finalmente a Entorte Discos e a Relutância Distro confiaram e finalmente entramos em estúdio para gravar o disco.

Voltando ao lançamento, esse disco foi gravado entre 2017 e 2018, e só agora surge pro público. Qual o motivo, vamos dizer assim, dessa demora pra finalizar o disco?
Doriva- Primeiramente agradecer a Diego Pereira, foi quem masterizou o disco, pela paciência e ter de fato alcançado nossas expectativas, pois é um som bem particular e apreciado por poucos. Acho que a demora provém daqueles detalhes finais (correção, edição, envio de arquivos etc). Somos meio difíceis com organização, mas estamos "organizando a casa".

Foi gravado aí em Salvador? Em qual estúdio?
Doriva- Sim! Primeira sessão no estúdio Golden Tone e a segunda sessão no Estúdio Ruído Rosa.
Doriva no Estúdio Ruído Rosa
O disco é todo autoral, mas tem também uma faixa de outros parceiros, fale sobre isso;
Doriva- Durante nossa caminhada tivemos a sorte de ter grandes amigos que, de perto ou de longe, sempre acreditaram na nossa luta, e dois desses sempre estiveram nos ensaios, nas nossas apresentações. Eles se chamam Andrei e Fabão que nos presentearam com duas músicas, uma delas é "Areia movediça" que está em nosso disco.
A arte da capa me remeteu aos materiais punks que eu recebia antigamente por cartas, com capas xerocadas, com colagens e tal. Gostei bastante! De quem foi a ideia e concepção do encarte?
Doriva- Primeiramente pensei a ideia do desenho, um soldado tocando um rifle como se fosse um violino, passei para Joheel a ideia e ele foi certeiro. Depois pedi Para Giofitelle fazer algo parecido e ele foi muito certeiro em sua ideia, onde está carimbada na parte interna do encarte, Na hora que estávamos procurando alguém para fazer a arte final do disco, Antônio (que trabalhou muito pra esse disco sair) indicou Sofia Senne e deixamos ela livre para fazer seu maravilhoso trabalho e assim o fez! Para nós, e para o público principalmente, o resultado final ficou satisfatório.

E a temática das letras, sobre o que falam e de onde vem?
Doriva- Tentamos sair um pouco do discurso "panfletário" e falar um pouco sobre nós e nossas experiências diárias, vivendo num país tão controverso. O engraçado é que tem letras de diversas épocas e sempre transitando pelos espaços. Durante um bom tempo o niilismo foi nossa maior fonte, de Nietsche a Estamira de Schopenhauer aos moradores de rua e por ai vai.
Monstrinho na guitarra! by quem é doido
O disco vai ficar por um tempo determinado para audição nas plataformas digitais sem a opção de download. Por que isso? Vocês pensam em lançá-lo em formato físico, em CD e tal?
Doriva- Exatamente! O plano antes de tudo isso era ele sair, devido aos atrasos no segundo semestre desse ano. Conversamos muito e chegamos a conclusão em deixar por um tempo determinado para audição através da plataforma Bandcamp. Sobre deixar ou não para download no momento correto ele estará disponível para tal e a única forma de renda que temos para manter as atividades da banda são nossos materiais. Precisamos da ajuda e compreensão de todos.
Pingo em ação! by quem é doido
Apesar dessa demora na produção do disco, a banda nunca parou de tocar em shows. E agora, quais os planos? Turnês fora de Salvador está no cronograma pós pandemia?
Doriva- Com toda Certeza. Estamos nos organizando, conversando com amigos e produtores de outras cidades para divulgarmos o disco. Nossa meta inicial é o restante do Nordeste, mas estamos afiados com o set e prontos para tocar em qualquer canto do mundo.

Obrigado pela atenção e o espaço é de vocês! Falem o que quiserem, deixem contatos, algo que achem importante e que não foi dito ainda;
Doriva- Nós que agradecemos o espaço e o apoio de sempre. Só lembrando, que nessa pandemia aproveitamos para fortalecer nossas páginas nas redes sociais. No mês de Maio, além de postar alguns shows em nossa página no youtube realizamos duas Lives, contando um pouco da nossa história. Se quiser ouvir o disco, agora estará disponível na nossa página no Bandcamp e segue nosssos endereços.
Siga-nos nas redes sociais
Bandcamp-OrelhaSecadbeat.bandcamp.com
Instagram-@orelhasecadbeat
Contatos- orelhasecadbeat2@gmail.com

5 comentários:

Teste disse...

Ouvi o CD 3 vezes...Tá muito bom, parabéns aos orelhas...

Unknown disse...

Somzeira do caralho, tô conhecendo a banda agora e já me tornei um fã! Parabéns e sucesso! 😎👏

Unknown disse...

Os caras botam pra lá em matéria de som, já fui pra um ensaio e tiro o meu chapéu.
Maurício Queiroz.

Unknown disse...

Opa massa show de bola..

Xi Drinx disse...

Parabéns ao Nem pela entrevista e ao Doriva pelo projeto!