domingo, 15 de julho de 2012

Entrevista com Houly da Horda Punk

O papo de hoje é com o Houly, vocalista da banda Catarinense Horda Punk. Um cara parceiro que tive o prazer de conhecer pessoalmente em 2010 durante uma viagem de férias (veja aqui como foi)...e depois disso já foram tantos encontros que nos tornamos grandes amigos...sem mais delongas, acompanhe essa conversa...
Houly da Horda Punk

1-Como surgiu a idéia de montar uma banda de punk rock? É verdade que ensaiavam em uma borracharia?
Houly: Hoje olhando lá no começo, acredito que a banda surgiu naturalmente, não haveria outro destino, não fosse naquele momento, em outra ocasião aconteceria fatalmente. Quando você tem o rock na veia, você acaba tendo amigos que gostam das mesmas vertentes, só que nossa galera nunca havia tocado ou montado uma banda, começamos do zero, sem padrões, as dificuldades foram muitas, locais de ensaio foi uma delas, ensaiamos desde porão onde as paredes se mexiam devido a tantos insetos, grilos e aranhas, garagem que emprestavam ora ou outra, nessa o batera colocava a bateria num carrinho de mão e seguíamos até a garagem empoeirada, calçava uma bota de borracha e chutava o bumbo, não tínhamos pedal naquela época, e na borracharia, que inclusive gravamos o primeiro álbum da banda, montamos mesa, o PC para capturar o som e rodeamos a bateria de pneus para melhorar a captura, e foi assim, muitas dificuldades, não menos do que outras bandas, mas olhando para trás isso é o que vale a pena.
Horda Punk na estrada

2-Quem sugeriu o nome Horda Punk?
Houly:Horda Punk surgiu nos ensaios, aparecia maluco de todo canto, tinha carinha que saia da cadeia e ia lá ver o ensaio, hehehehe, e então quando chegava a hora do ensaio os vizinhos iam se escondendo porque uma horda ia chegando.

3-Em 2006 a banda grava o CD Não há futuro. Como foi o processo de gravação desse disco?
Houly:Cara estávamos afiados nas músicas, ensaiávamos direto na borracharia, as musicas estavam
vertendo, tínhamos que gravar naquele momento, não conseguíamos outro lugar para fazer a captura,
decidimos gravar lá mesmo, mas tínhamos um problema, montar e gravar a bateria e desmontar no fim de semana até a noite de domingo. Montamos tudo na madrugada de sexta-feira, no sábado de manhã, afinamos a bateria, e no total levamos 18 horas para capturar a bateria, e ainda deu tempo de capturar o baixo, ali eu tinha certeza que havíamos realizado algo importante.

4-Com esse disco a banda começa a viajar para outras cidades. Como foi a divulgação?
Houly:Na verdade antes mesmo de gravar o CD já fazíamos algumas viagens, mas após a gravação do álbum isso se intensificou, na verdade é a grande diversão, conhecer novos lugares, e descobrir que o punk, é igual em todos os lugares, a receptividade, a fraternidade que encontramos é como se estivesse com a minha família.

5-Nesse primeiro disco teve ainda a gravação da música "Padre Nicolau X Valdelírio o menino de rua" que foi baseada em fatos reais. Conte-nos um pouco sobre isso:
Houly:Ensaiávamos ao lado do Hotel Casa Verde, isso em 2004, e naquela tarde vimos o IML retirando um corpo, depois soubemos do acontecido. O Padre Nicolau, de 82 anos de idade, abusava sexualmente de meninos de rua, conheceu o Valdelirio quando tinha 12 anos, e manteve relações em troca de dinheiro com ele até os 18 anos quando foi assassinado. O padre já não residia mais em União da Vitoria, mas mesmo assim marcou o encontro nesse hotel, se desentenderam e o Valdelio o matou asfixiado com as próprias meias. Logo em seguida, o Valdelirio pega um ônibus vai até Curitiba, vai no estádio, assiste o jogo do Atlético Paranaense e Coritiba, sai do estádio após o jogo e liga para o hotel informando que havia um presunto no determinado quarto, rastreiam a ligação e prendem o Valdelírio nas mediações da Arena da Baixada. No julgamento testemunharam mais dois meninos de rua que foram abusados pelo padre pedófilo, e, o advogado de defesa de Valdelírio utiliza a musica que fizemos em defesa. Os dois permanecem presos, Valdelirio cumpre pena no presídio de Guarapuava e o Nicolau está apodrecendo preso dentro do caixão.
Horda Punk no Hangar 110 em 2009 com o Cólera

6-A Horda Punk tambem chegou a tocar lá no Hangar 110 em sampa com o Cólera. Quando e como foi esse show?
Houly:Foi em novembro de 2009, saímos de madrugada daqui, rodamos o dia inteiro, mas valeu muito a pena, já havíamos tocado com o Cólera em Curitiba, mas tocar na casa do Cólera, foi sensacional, tocou junto ainda os Muzzarelas de SP, a Ultimo Grito da BA e Pamonha Marota aqui do litoral de SC, aqueles corredores dos bastidores do Hangar 110 tem muito a contar velhinho.
Horda em Curitiba abrindo show do Cólera

7-Em 2008 vocês gravaram o segundo disco "Faça amor, não faça guerra". Como foi a concepção desse projeto?
Houly:Bom, após a experiência com o primeiro álbum, e de descobrirmos que podíamos fazer, como não tínhamos lugar para ensaio, e sempre era aquela correria, decidimos construir um estudio, mas construir mesmo, com cimento, concreto, desde a fundação, tudo, e então com estúdio pronto nos lançamos ao projeto de um álbum que falasse sobre guerra. Curtiamos para caralho o som da banda Kolapso 77, em especial a música Planeta Guerra, e através do encarte contatei a banda para permissão de gravarmos esse som, conversei com o Val Pinheiro, que permitiu e o convidei para participar do álbum, até então não sabia que ele era também o contrabaixista do Cólera, e ele veio com sua família e gravamos aqui em casa. Outra participação nesse álbum também é Nem da banda Cama de Jornal, que devido a distância, gravou o vocal no Studio do Ruckson em Vitoria da Conquista, e depois foi mixada por mim. A ainda na faixa “Al Carajo”, a letra foi extraída de um discurso do Presidente da Venezuela Ugo Chaves em Mar Del Plata na Argentina.
2º CD da Horda Punk - 2008

8-Em 2011 você foi convidado pela galera da Cama de Jornal para participar do CD/DVD de 10 Anos deles...como foi essa experiência?
Houly:Tive que fazer conexão em São Paulo, e no vôo fui junto com o Cólera (Nota: o Cólera tambem participou desse show), e na verdade foi muito marcante para mim, pois acabei convivendo dois dias com a maior banda underground do Brasil, o show foi um bônus, participar com a Cama de Jornal e fazer essa homenagem pelos seus 10 anos de banda, foi uma grande honra, em uma super produção. Mas retornando ao início e hoje após a fatalidade da morte do Redson, digo que sou um privilegiado, de ter podido conhecer como era o relacionamento interno da banda, realmente um exemplo a ser seguido, pelo respeito, cumplicidade, fidelidade, organização, a relação com o publico, é algo que levo para toda a minha vida.
9-Ainda em 2011 também rolou uma mini turnê pelo planalto central com a galera da Cama de Jornal. O que rolou nessa turnê?
Houly:Porra velho, três dias intensos de Rock n´Roll, três shows, um em Goiania no Old Studio, com organização do Jorge Afonso do Garage Band Underground com parceria com o pessoal do Insetus Zine, chegamos em cima da hora, atrasou nosso vôo, mas deu tempo de curtir Cama de Jornal e de tocarmos duas músicas: Esgoto ou Lama e Sem Poder, e após tocarmos, seguir para Brasilia, onde no sábado tocamos na Chácara do Anselmo e no domingo no Mercado Cultura Piloto organizados pelo Grillo Sangue Ralo. Foram três dias intensos, sabe como é, estar junto com a galera que curte as mesmas coisas, punk rock, só se quer curtir o máximo possível a ponto de chegar a exaustão devido as poucas horas dormidas.
Horda Punk no Old Studio em Goiânia-GO
10-No final de setembro de 2011 aconteceu a morte do Redson do Cólera. E depois rolou um convite para participar do Tributo ao Redson no Hangar 110. Como foi pra você ter sido o único convidado do Sul do Brasil a participar dessa homenagem? Esse show foi foda, né?
Houly:Foda!!! Foi fodástico, estar tocando no Hangar 110, com o Cólera no palco, e com grandes nomes do punk rock nacional como João Gordo, Ariel Invasores de Cerebro, Ale Lixomania, Helinho Condutores de Cadaveres, Kojeka Kolapso 77, Nem Cama de Jornal, Miro de Mello 365, e muitos mais, em homenagem emocionante demais para um ícone do ínicio do movimento punk no Brasil, simplesmente é difícil de conseguir descrever o sentimento, uma realização pela responsabilidade da homenagem junto com um vazio enorme pela ausência do Redson.
Houly em ação no Tributo e abaixo video do show
11-Você foi o idealizador de uma coletânea chamada "Contra Cultura 2009". Com surgiu esse projeto e existem outros ainda por vir?
Houly:Essa coletânea, foi a segunda edição, a primeira em 2007 com bandas punk de Santa Catariana, contou com Horda Punk, Rejects S.A., Mercurio Cromo, Estado Deplorável, SKP, Crise Geral, Vomito Social, em 2009 com 10 bandas punk de todo o território nacional, como, Animais na Pista MG, Carne Moida SP, Cama de Jornal BA, Estado Deplorável SC, Os Maltrapilhos DF, Horda Punk SC, Suco Gastrico RS, Ovos Presley PR, Os Corsários PR, Invasores de Cerebros SP, no ano passado produzimos uma coletânea com bandas somente aqui de nossa cidade Porto União da Vitoria, rolando inclusive um festival com as bandas, Gottverlassen, Horda Punk, Toxine, Timpano, Fly Away, Artigo 42, e estamos preparando uma nova coletânea aos moldes de 2007, no forno já a alguns meses e prestes rolar em breve.
12-E para a Horda Punk, quais os projetos para 2012?
Houly:Esse ano fazemos 10 anos de banda, e estamos preparando um álbum novo, onde a idéia e o tema para esse projeto ocorreu no palco tocando junto com a Cama de Jornal aí em Vitória da Conquista – BA, e aproveitando a deixa, gostaríamos de gravar uma música da Cama “Sem Poder”, para compor o cast deste novo álbum, que está ainda sem titulo, mas com um caminho já bem traçado.
Horda Punk e Cama de Jornal em Brasília
13-Houly, quero agradecer a atenção. O espaço é seu para expor o que ainda não foi dito. A hora é agora:
Houly:Nem, só tenho muito a agradecer a você e a Cama de Jornal, que trilhamos já algumas milhas juntos com nossas bandas. Norte e Sul juntos falando a mesma língua, gritando e protestando, apenas com sotaque diferente. Meu irmão, conte sempre com a gente, és sempre muito bem vindo por aqui, Abraço meu amigo.
Horda Punk na net: http://palcomp3.com/hordapunk/ .
Baixe Horda Punk numa coletânea lançada pelo Tosco Todo: http://www.geocities.ws/toscotodo/coletaneas.htm

Nenhum comentário: