segunda-feira, 25 de abril de 2016

Amnésia Coletiva comemora 11 anos com show

Vamos começar essa semana apresentando aqui um bate papo com o pessoal da banda Amnésia Coletiva, que completa onze anos em atividade. Natural de Jacareí, a banda já tocou em várias cidades do Brasil, e dia 30 de Abril estará realizando o show de aniversário com a participação da banda Invasores de Cérebros, dentre outras. Se liguem na conversa com o Lecão e o Gaúcho, e conheça um pouco mais sobre a Amnésia Coletiva.
Lecão e Gaúcho
A Amnésia Coletiva já está na estrada há 11 anos. Quem vivencia o underground de verdade, sabe como é difícil manter-se na ativa por tanto tempo. Qual o segredo da Amnésia Coletiva?
Amnésia Coletiva: Nosso segredo é simplesmente não desistir, pois acreditamos no que vivemos, no que tocamos e escrevemos. Apesar de tanta dificuldade essa é nossa vida.

Nos fale um pouco sobre a discografia da banda?
Amnésia Coletiva: O Amnesia Coletiva começou gravando uma demo em 2006 com apenas 3 musicas, em 2007 gravamos o CD "Pedras em minha vidraça" com 13 musicas e uma bônus, em 2008 participamos de uma coletânea da nossa região com duas musicas o nome era "Você não vale nada", em 2010 gravamos um split com nossa banda irmã Pé Sujus com o nome "Estamos unindo nossas forças para destruir vocês". Em 2014 participamos da coletânea "Expresso do subúrbio" organizado pela propria banda e com a parceria novamente da banda Pé sujus. No Ano de 2015 Gravamos um DVD documentário comemorando os 10 anos da banda (Disponível no Youtube como DOC 10), gravamos também uma coletânea chamada "Contra cultura" dos parceiros do Horda Punk e com várias bandas do país, Este ano estamos preparando o CD "Vou ser punk até morrer" com 5 musicas inéditas e musicas dos cds anteriores. 
Ouça Aqui Amnésia Coletiva
A Amnésia Coletiva já passou por várias formações. Qual o motivo de tantas mudanças?
Amnésia Coletiva: Responsabilidades que não haviam, possibilidade de continuarem ou até mesmo falta de vontade de alguns. Deixando claro que isso acabou nos fortalecendo, consequentemente cada um deixou um estilo, por isso temos uma ampla variedade de som, você consegue escutar musicas um pouco mais lentas, até as pauladas, isso sempre dentro da nossa proposta de protesto.
Formação atual da Amnésia Coletiva. Da esquerda pra direita: Léo - Guitarra, Gabriel - Bateria, Gaúcho - Baixo e Lecão - Vocal.
Vocês também organizam seus próprios shows. O faça você mesmo ainda é a saída para bandas independentes e undergrounds?
Amnésia Coletiva: Sim, sempre! Não dependemos de hipócritas nos dizendo o que fazer e como fazer, fazemos do jeito que dá, com união de cada um. As vezes um faz o cartaz, o outro empresta caixa, instrumentos, a casa e etc... assim continuamos abrindo espaço para bandas novas e tocando com nossos parceiros mais velhos.

Ano passado a banda lançou um documentário bem bacana sobre a sua história. E teve um momento em que você fala sobre a mensagem presente nas letras. E aí você cita como exemplo uma música que você fez sobre o seu pai e fala também sobre a música "Vida Desgraçada", que por muitas pessoas ela foi levada para outro contexto. Como foi a produção desse Doc? E conte essas histórias aí, e nos fale sobre a importância das letras nas suas músicas:
Amnésia Coletiva(Lecão): A musica "pedras em minhas vidraças" eu pensei que seria uma homenagem para meu finado pai, mais quando estava escrevendo percebi que era uma homenagem para toda minha família,ela fala sobre meu pai que perdeu a vida trabalhando em uma fábrica e acabou virando apenas mais uma triste estatística, A família acabou perdendo a causa na justiça e assim dizendo ao contrario, eu não nasci punk, a vida me tornou PUNK!
Referente a musica "Vida desgraçada", paramos de tocar pois muita gente entendeu de maneira errada a proposta, falávamos de pessoas que perdem a vida e não de alguma apologia a qualquer coisa.
O doc 10 foi gravado com depoimentos dos integrantes atuais, antigos e amigos da banda, o doc foi uma grande realização para a banda, pois foi o primeiro DVD contando a historia da banda e não podíamos deixar passar em branco todo perrengue dos 10 anos de banda.
Como é a cena aí em Jacareí? A galera cola em show punk? Existem outras bandas por aí que ajudam a fortalecer a cena local?
Amnésia Coletiva: A cena já foi melhor na "cidade" porém como moramos em uma região extensa temos uma galera que apóia e está sempre na correria para manter o movimento vivo, assim tornando a cena da região mais forte.

Vocês já fizeram bastante shows. Tem alguma história aí sobre algum deles que você não vai se esquecer?
Amnésia Coletiva: Tem o show de Brasilia, fomos convidados pelos nossos parceiros do "Os Maltrapilhos", tocamos e conhecemos uma galera gente fina, tomamos uma pinga de jambu que estragou o baixista mais tudo bem...hahaha...tivemos a possibilidade de visitar a casa do Clebão na Ceilândia tomar umas e jogar conversa fora, foi muito foda!!! tem o vídeo no youtube também pra quem quiser ver .(Amnesia Coletiva em Brasília).
A banda completou 11 anos, e em comemoração vai rolar um show dia 30 de Abril com várias bandas tocando aí com vocês. Fale um pouco sobre esse evento e convide a galera aí:
Amnésia Coletiva: Para nós será mais um momento importante que marca nossa história, mais uma vez iremos mesclar bandas antigas com bandas novas, assim dando espaço para toda geração do punk rock!!! E sem esquecer que dia 1º de Maio não é só dia de comemorar o aniversario mais também e dia de protesto, de luta dos trabalhadores!!!
Cartaz do show de comemoração. Compareçam!
Muito obrigado pela atenção, parabéns pela correria durante todo esse tempo, e deixo aqui o espaço aberto pra vocês falarem o que quiserem:
Amnésia Coletiva: Gostaríamos de agradecer o espaço para contar um pouco de nossa jornada e agradecer todos que estão junto na caminhada contra o preconceito, contra as injustiças sociais e esperamos em breve visitar e fazer um barulho em Vitoria da conquista!!! Valeu irmão, forte abraço a todos! Êra punk!!!
Isto é Amnesia Coletiva Porra!!!

Contatos:
Showlivre:



Nenhum comentário: