quarta-feira, 4 de julho de 2012

Entrevista com o Zezinho da Norfist

Apresento aqui no blog mais uma banda que está se movimentando na cena underground Baiana. Acompanhe esse bate papo com o Zezinho, vocalista da banda Norfist da cidade de Lauro de Freitas-Ba.
Zezinho, vocalista da Norfist

1-Como e quando surgiu a idéia de montar a Norfist?
Zezinho: No final do ano de 2009, Eu recebi a visita de Renato Damasceno e Paulo Batera com a proposta de montar uma banda de Hardcore. Como todos eles já vinham de outras bandas, após uma longa conversa resolvemos utilizar o nome da minha antiga banda, a "Artrópodes".

2-De onde tiraram esse nome Norfist?
Zezinho:Novas letras foram feitas por Renato e Eu e novas músicas foram compostas por Paulo Reis, que em conjunto resolveram mudar o nome da banda, por que o novo projeto em nada lembrava a antiga banda "Artropodes". Foi então que surgiu o nome NORFIST. Em busca de um nome que expressasse regionalismo, Renato Damasceno deu a ideia de por o nome "Nordeste" porem, em outro idioma, então resolveram por o nome Northeast, porem ficava um pouco sem lógica manter regionalismo com um nome em inglês, então depois de um "insight", Paulo Reis levando em consideração que nós nordestinos temos o costume de escrever algumas palavras da maneira que as pronunciamos, resolveu chamar a banda de NORFIST que é a forma que se pronuncia Northeast (Nordeste) em inglês.
Paulo Reis na guitarra

3-Em 2010 a banda ganhou uma seletiva para bandas iniciantes no Festival Palco do Rock de Salvador e que gerou uma vaga para ser a banda de abertura do festival em 2011. E no final ainda levaram o prêmio de Banda Revelação? Como foi pra vocês verem o trabalho sendo reconhecido assim tão rápido?
Zezinho:Pois é, apesar da banda ser montada em pouco tempo, porém os músicos já tinham estrada e o melhor dessa vez responsabilidade que antes fazíamos som por fazer, mas pegou a gente de surpresa, realmente a gente não esperava o público com essa reação, o engraçado é que a galera falava “era isso que tava faltando aki, um som mais pesado com HC e punk com pitadas de trhash metal...” rsrsrsrsrs
Norfist no Palco do Rock 2012 - Segunda participação da banda no festival.

4-Mas só depois de tudo isso que a banda conseguiu firmar sua formação. Hoje quem faz a Norfist?
Zezinho:Sou Eu no vocal, Paulo Reis na guitarra, Cláudio Ducho no baixo e Greik Sequela na bateria.
Cláudio Ducho no baixo

5-Vocês já gravaram um single chamado “Em busca do poder”, quantos sons tem nesse material? E ele está disponível para download?
Zezinho:São 4 músicas; “Não adianta reclamar”, “Corja de idiotas”, “Futuro da nação” e “Em busca do poder". Está disponível pra download no site www.norfist.com.br

6-Você é o cara que compõe a maioria das letras da Norfist. De onde vem a inspiração? Quais as suas principais influências?
Zezinho:Bem... a inspiração vem do dia a dia e da auto estima do ser humano e claro que não podia deixar de esquecer do “Sistema” não é? rsrsrs... curto muito punk rock e crossover, e tenho como principais influências: Garotos Podres, Ramones, Raimundos (antigo), Ratos de porão, Cólera, Sepultura, dentre outras.

7-E quem é o responsável pela parte musical, de colocar os acordes nessas letras?
Zezinho:Paulo Reis e Greik, antes eram eles e Renato, agora são só eles.
Greik destruindo na batera!!!

8-Vocês moram em Lauro de Freitas, região metropolitana de salvador. Estando perto da capital, facilita para conseguir espaço pra tocar? Como anda a cena por aí?
Zezinho: rsrsrsrs... que nada em Salvador tem espaços particulares pra bandas digamos assim... pra filhinhos de papai, acredite, tem som que começa 14h e termina as 20h e nem vendem bebida alcoólica, porém a galera underground corre atrás pra organizar seus próprios sons, gente que tem banda e se organiza sacou, isso pra gente já facilita já que o pessoal conhece o som da banda aí sempre convidada a gente pra tocar. Aqui em Lauro a cena cresceu muito, vem surgindo bandas novas e muito legais, a gente não tinha um evento de rock ao ar livre desde 2005 e só esse ano já tivemos 05, aí fica minha dúvida “será porque é ano político?” aí tudo fica mais “fácil”?
Norfist tocando em Lauro de Freitas

9-A Norfist está preparando um novo CD. O que a galera pode esperar desse novo trampo? Seguirão a mesma linha do Single?
Zezinho:Sim! Porém, mais trabalhada e com mais um pouquinho de peso.

10-Qual a previsão de lançamento desse disco e já existe um nome para esse projeto?
Zezinho:Antes de Dezembro sai e ainda não pensamos no nome...

11-Zezinho, muito obrigado pela atenção. O espaço está aberto pra você deixar o recado final...
Zezinho:Velho... o que tenho a dizer é que a galera que tem banda tem que se unir sacou? Pô vejo bandas aí que vão tocar e a gente só fica sabendo quando sai a divulgação, ao contrário da NORFIST, sempre quando convidam a gente, indicamos outras bandas que tem haver com o estilo da gente sacou? Eu acho que é por aí, e outra... essa é pra galera: Gente vamos deixar de “Pagar Pau” pra bandas de fora que vem aqui pra BAHIA e cobram ingressos de preços absurdos e vocês pagam sem reclamar, agora quando tem um som que custa no máximo 20 conto vocês ainda pedem pra entrar de graça, vamos parar com isso e fortalecer a cena underground. No mais...paz, saúde e rock and roll!!!
Site Oficial: www.norfist.com.br


3 comentários:

Vampira Dea disse...

É bom saber de Zezinho, cara dez e tá mandando bem demais! Sucesso. É na Bahia tem rock sim.

llllllllll disse...

massa.. enquanto estivermos vivos vamos fazer rock de verdade pra alegria dos hardcorinos.. parabens norfist...

Ruy Freitas disse...

Falou e disse Zezinho!!!! O NORFIST está no caminho certo!!!! Um grande abraço e muito sucesso pra essa banda extraordinária!!!!