sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Do Punk as Artes Visuais-Conheça a história de Willyams Martins

Willyams Martins - Arte da Rua
Será lançado no próximo dia 21 de Novembro, às 18 horas, durante uma live, o filme "Willyams Martins-Imagem, música, vida" de Nêio Mustafa. O documentário apresenta a história de vida de Willyams Martins, vocalista da clássica banda Dever de Classe. O grupo esteve na ativa no auge da cena punk de Salvador, entre 1984 e 1989. Após a pausa de duas décadas, a banda retornou e gravou dois CDs: "Desarmar o Mundo" em 2001 e "Urânio Enriquecido, povo subnutrido" no ano de 2005.
Dever de Classe-Formação clássica (esq. p/ dir); Willyams, Nêio, Bel e Rai abaixo.
O filme, além de falar sobre a trajetória de Willyams no movimento punk, conta sobre o seu envolvimento com as artes visuais e representa a visibilidade histórica da cena underground em Salvador.
Conversei rapidamente com Nêio, sobre a idéia o documentário, e ele disse que "quis fazer da minha vida uma ponta de lança em favor do pobre e do trabalhador. Então, percebi que uma das formas era produzir filmes com essas pessoas que para a maior parte da sociedade são “invisíveis”. O filme “Willyams Martins - Imagem - Música - Vida” levou 4 anos para ser finalizado e sobre isso Nêio falou que "eu, como um trabalhador que sou, reservava as noites para desenvolver o filme que faz parte de um projeto que criei chamado “historias de vida”. O filme não seria possível de ser realizado sem a ajuda de muitas pessoas".
Nêio também fez parte da Dever de Classe. "Eu fundei a Dever de Classe com Willyams Martins em 1985. A banda teve diversas formações, mas o núcleo irredutível de resistência, sempre foi composto por nós dois" - disse o diretor do documentário.  Além de Willyams e Nêio, a formação clássica contava ainda com Bel e Rai. O baterista César Contreiras, Bel, foi o primeiro baterista da banda, mas faleceu em 2015.
Sobre a importância do punk em sua vida, Nêio diz que "O punk hardcore foi a base para a formação da pessoa que hoje sou: lógico, ético e benevolente".
Apesar de ter a data de lançamento para o dia 21 de Novembro, o filme já está disponível no youtube e você pode assisti-lo logo abaixo.
Para maiores informações:
Nêio Mustafa

Clique aqui para a Live de Lançamento dia 21 de Novembro, às 18 horas. No dia da live todos poderão enviar perguntas e dúvidas ao vivo. Se ligue e participe!

Ouça Dever de Classe aqui!






Nenhum comentário: